COLUNISTA
A ÂNSIA DA APROVAÇÃO ALHEIA
   
É preciso compreender que “ninguém agrada a todo mundo, todo o tempo” e não será você a exceção.

Por Jaime Folle
03/09/2024 14h33

A ânsia pela aprovação alheia durante todo o tempo e em todas as circunstâncias, tanto com seus amigos e, principalmente, no seu trabalho, é algo que pode prejudicá-lo e, consequentemente, quem mais vai sofrer com isso será a sua família. É preciso compreender que “ninguém agrada a todo mundo, todo o tempo” e não será você a exceção.

Uma das maiores pretensões que muita gente tem é a de “querer agradar a todos”. Isso é simplesmente impossível, não existe. Nem Cristo agradou a humanidade em sua plenitude. Por isso, é uma atitude pretensiosa demais querer agradar a todos.

Existem muitas pessoas que sofrem quando são criticadas, sofrem com a discordância dos outros, sofrem quando suas idéias são combatidas, sofrem quando suas opiniões são mal interpretadas, sofrem quando não conseguem a unanimidade. Essas pessoas são, de fato, no fundo, “pretensiosas”, querem agradar a todos.

                Uma das coisas mais importantes de que temos que nos lembrar constantemente é o fato de que jamais agradaremos a todos. “A unanimidade é burra...” e jamais conseguiremos unanimidade em torno de nossas ideias ou de nossa pessoa. Isso é um fato inexorável. Por mais bem intencionado que você seja ou esteja; por mais evidente que seja sua razão, haverá sempre alguém discordando, entendendo de outra maneira e criticando.

                Pessoas que não conseguem conviver com a crítica alheia ou com a falta de compreensão são profundamente sofredoras. Sofrem e fazem os outros (mais próximos) sofrerem.

                Porém, cuidado! Que esta verdade não sirva de desculpa para que você se torne uma pessoa arrogante, que não se preocupa jamais com os outros. O fato de sabermos que ninguém agrada a todo mundo não nos dá o direito de sermos arrogantes e individualistas, convém lembrar que somos humanos e limitados, nosso organismo é frágil e necessita de cuidados, assim como a nossa mente sofre com a ânsia de querer agradar a todos.

                Tome consciência, principalmente, de sua vida e dos que lhes são caros, familiares, amigos e parentes próximos. E não deixe que as opiniões dos outros lhe atrapalhem em sua bela caminhada. Viva, curta, cante suas vitórias e deixe a inveja alheia com eles. Não assuma esta responsabilidade.

Até a próxima!

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu