ESTRELA |
Escola Leo Joas será reconstruída fora da área de risco e vira símbolo da retomada no Bairro das Indústrias |
A obra marca não apenas o cumprimento de um compromisso com a comunidade escolar, mas também um passo simbólico de reconstrução do bairro e da cidade |
Um novo capítulo começa a ser escrito na história do Bairro das Indústrias.Foi assinada, nesta terça-feira (22), a Ordem de Início de Serviço para a construção da nova sede da escola no bairro das Indústrias, na prefeitura e Estrela.
A obra representa não apenas o cumprimento de um compromisso com a comunidade escolar, mas também um passo simbólico na reconstrução do bairro e da cidade.
Viabilizada por financiamento junto ao Banco do Brasil, a nova escola será construída fora da zona de arraste e inundações, utilizando tecnologia industrializada, com foco em segurança, conforto e qualidade para os estudantes e profissionais da educação.
O ato de assinatura contou com a presença da prefeita Carine Schwingel, do vice-prefeito Márcio Mallmann, do secretário de Educação Paulo Sehn, do secretário de Infraestrutura Urbana Humberto Caniggia, da diretora da escola Cleonice Diel, da representante do CPM Ana Cristina Müller, do presidente da Câmara de Vereadores Daniel da Silva, do presidente da associação do bairro Jocemar Martins, do fiscal da obra Rodrigo Bruxel, além da equipe técnica da empresa Xingu Lajes, responsável pela execução do projeto.
Com prazo de execução previsto em contrato e garantia de cinco anos, a obra será acompanhada por equipe de fiscalização da Prefeitura - a nova estrutura será erguida na esquina das ruas João Inácio Sulzbach e Henrique Uebel.
A prefeita Carine Schwingel reforçou o valor simbólico da construção:
"Perdemos metade do Bairro das Indústrias. A população está muito doída. Essa obra entra como símbolo de reconstrução do bairro. Sabemos que essa escola era muito aguardada, e hoje damos um passo definitivo para que ela se torne realidade — com planejamento e responsabilidade", afirmou.
A antiga estrutura da Escola Leo Joas, atingida pelas enchentes, também terá um novo propósito:
"Ela não será esquecida. Será transformada em um espaço de aprendizagem e acolhimento, com atividades de turno inverso para fortalecer ainda mais a educação e a convivência comunitária", acrescentou a prefeita.
O presidente da Câmara, vereador Daniel da Silva, destacou a importância da escola para o bairro e o município, e deixou um recado aos responsáveis pela obra:
"Precisamos que vocês tratem com muito carinho a Leo Joas. Essa escola significa muito para o bairro e para a cidade. Tenham a Câmara de Vereadores como aliada para o que precisarem."
Agora, com a licitação concluída, a empresa pode iniciar a organização do terreno e a elaboração do projeto executivo da escola, para então dar início à construção da nova estrutura. Esse processo pode levar alguns meses.
O projeto vai além de uma nova construção: representa um investimento direto em dignidade, esperança e valorização da educação como pilar da transformação social.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |