VARIEDADES |
Linha Santana, em Venâncio Aires, sedia a 46ª Festa Municipal do Colono neste fim de semana |
A comunidade de Linha Santana, no Vale do Sampaio, se prepara para viver momentos de celebração, cultura e integração durante a 46ª Festa Municipal do Colono, que acontece neste fim de semana na Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio.
A programação inicia na sexta-feira, dia 25, às 20h, com uma palestra ministrada pelo ex-prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter, abordando os "200 Anos da Imigração Alemã no Brasil". A noite também contará com apresentações de danças folclóricas e, às 21h30, um animado flash back com Som Impacto.
No sábado, dia 26, as atividades começam às 9h com a transmissão do programa "Terra de Desenvolvimento", da rádio RVA. A partir das 13h, ocorre a recepção das sociedades e, às 13h30, a abertura oficial da festa. A tarde segue com bailão animado pela banda Estilo Musical.
Já no domingo, dia 27, a programação tem início às 7h com a alvorada festiva. Às 9h, acontece a tradicional mateada, seguida por desfile típico comunitário às 10h. O almoço será servido às 11h15, com valor de R$ 40,00 por pessoa e três tipos de carne no cardápio.
Durante a tarde, a animação fica por conta da banda Os Hermanos, às 13h, e das provas de jipe e motocross às 14h30. O encerramento será às 17h, com show da Banda Modello.
Resgate cultural e valorização da comunidade
Além das atrações musicais e esportivas, a festa também valoriza a história e as tradições locais. A coordenadora Rosani Richter destaca o trabalho de divulgação que vem sendo feito com o apoio da corte — formada pela Garota Teuto-Brasileira 2025, Bianca Ramona Jantsch, e as princesas Bárbara Gabrielly Burghardt, Bianca Iasmin Arenhardt Wickert e Júlia Grasiele Schubert.
"Estamos produzindo vídeos que retratam a herança germânica da nossa localidade. Visitamos a serraria, moinho, igrejas, marcenaria, Koloni KaffeeHaus, ponto turístico Villa Jena, comércio local e propriedades de produtores de tabaco, suínos e gado de leite. A festa é um momento de resgatar nossa história, valorizar tradições e reconhecer quem produz nosso alimento."
O presidente da entidade organizadora, Valdir König, que há mais de três décadas atua na liderança da comunidade, reforça a expectativa positiva para o evento, que promete atrair um grande público e fortalecer os laços entre campo e cidade.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |