VARIEDADES
19ª Feira do Livro de Lajeado celebra os 130 anos do cinema e valoriza talentos locais
   
No sábado, 16 de agosto, mais de 40 obras serão lançadas em evento especial

Por Jéssica Koch
28/07/2025 16h53

Entre os dias 13 a 17 de agosto de 2025, a Praça da Matriz de Lajeado se transforma em um grande palco de cultura, imaginação e conhecimento com a realização da 19ª Feira do Livro de Lajeado. Com o tema “130 anos do cinema”, o evento propõe um diálogo sensível e criativo entre duas linguagens que encantam gerações: a literatura e a sétima arte.
“A escolha do tema celebra os 130 anos do cinema, marcados desde a primeira exibição pública realizada pelos irmãos Lumière em 1895. Aproveitamos essa data simbólica para homenagear a sétima arte e explorar suas conexões com a literatura, duas formas de contar histórias, despertar emoções e refletir sobre o mundo”, explica o secretário da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Carlos Rodrigo Reckziegel.
A programação foi cuidadosamente elaborada para evidenciar essa conexão entre o cinema e os livros: haverá debates com autores e cineastas, oficinas sobre adaptações literárias, personagens que inspiraram filmes, contações de histórias, intervenções teatrais e até sessões comentadas de curtas-metragens produzidos localmente. As atividades contemplam todas as faixas etárias, promovendo o acesso à cultura de forma criativa e envolvente.
Seguindo a proposta de integrar literatura e cinema, a Comissão Organizadora escolheu como patrono o cineasta, roteirista, escritor e professor Carlos Gerbase, amplamente reconhecido pela sua contribuição à cultura brasileira. Já a homenageada é a atriz lajeadense Gabriela Munhoz, que representa o talento artístico local e simboliza o reconhecimento à cena cultural da região.
“A escolha da Gabriela reforça nosso compromisso em valorizar os talentos da nossa comunidade. Ao mesmo tempo, trazer um nome como Gerbase conecta a Feira com o debate sobre linguagem audiovisual e literatura de forma muito atual e potente”, destaca o secretário.
Um dos pilares da Feira é o incentivo à produção literária da cidade e do Vale do Taquari. Todos os dias, ao final da tarde, o Espaço dos Escritores receberá lançamentos de livros e bate-papos com autores da região. E no sábado pela manhã, será realizado um ato solene para o lançamento coletivo de mais de 40 obras, celebrando a riqueza e diversidade da literatura produzida localmente.
A expectativa é de receber milhares de visitantes ao longo dos cinco dias, com forte participação das escolas das redes municipal, estadual e privada, além da comunidade em geral. A Feira é também um evento estratégico para o fortalecimento da identidade cultural e do comércio local, com estandes de livrarias, editoras, artesãos e polo gastronômico na praça.
“Mais do que um espaço de valorização da literatura, o evento também impulsiona a economia criativa e reafirma a cultura como motor de crescimento e coesão social. A Feira contribui para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e formação de novos leitores”, afirma Reckziegel.
Neste ano, a Feira do Livro quer inspirar o público a refletir sobre o poder das histórias e suas múltiplas formas de expressão.
“Queremos mostrar que os livros são mais do que objetos de leitura. Ao abrir um livro, entramos em cena. Muitos filmes inesquecíveis tiveram os livros como ponto de partida. A Feira reforça que todos têm voz e lugar nesse grande roteiro coletivo que é a cultura”, conclui o secretário.
A Feira do Livro de Lajeado é uma realização da Prefeitura de Lajeado, em parceria com o Sesc, com apoio cultural da Univates, da Alivat e do Conselho Municipal de Política Cultural.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu