CULTURA
Régis Born lança Piá Pelado na 19ª Feira do Livro de Lajeado e em Porto Alegre
   
Obra é um resgate humorado de vivências da infância em Lajeado. Valor arrecadado com o livro nos lançamentos será destinado aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira

Por Simone Rockenbach
07/08/2025 15h13

“O que você vai encontrar aqui são pedaços, recortes e lembranças de uma época que, às vezes, parece que aconteceu em outro planeta. É uma viagem por ruas cheias de poeira, entre piás pelados, apelidos malucos e cenas que, se não fossem tão engraçadas, eu juro que ninguém acreditaria”. A descrição está no prefácio de Piá Pelado, uma publicação de Régis Born que será lançada no dia 16 de agosto, às 10h, na Praça da Matriz, durante a 19ª Feira do Livro de Lajeado. Com lançamento também em Porto Alegre, em data a ser definida, o valor arrecadado será destinado aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira para compra de material escolar.

A obra é a realização de um sonho de Régis Born (79), que descreve o momento como “pari um filho há muito desejado”. O livro tem 200 páginas e é o compartilhamento humorado de vivências da infância e juventude em Lajeado, onde ele morou até os 14 anos. São lembranças engraçadas e comoventes que marcaram um período de sua vida com amigos, alguns falecidos e outros com quem até hoje tem contato com visitas frequentes de bate-papo. Um retrato afetivo que remete às paisagens e rotinas de Lajeado na década de 1950-1060, marcada por travessuras que ficaram eternizadas e são descritas como cicatrizes boas da vida. “A cada esquina tem uma aventura ou uma confusão que eu e os outros inventávamos, sem nunca saber onde a vida real acabava e a imaginação começava”, comenta. 

Régis relembra com alegria tudo o que viveu. “Eu cresci em uma cidade onde o cinamomo da esquina era o ponto de encontro, onde o tomar banho de rio escondido dos pais era uma aventura épica, e onde os apelidos eram mais fortes que os próprios nomes”. Os relatos de Piá Pelado, como ele mesmo afirma, são um convite à memória, saudade e celebração da vida como ela é, cheia de imperfeiçoes e belezas. 

Régis Born

Régis Born é filho de Elmo Born e Jenny Castro Born. Casado com Glória Maria Born, é pai de Roger, Vanessa e Verônica. Foi aluno de educandários como o Colégio São José (atual Castelinho) e formou-se em Farmácia e Bioquímica pela UFRGS, com especialização em Saúde Pública. Dedicou-se por mais de 30 anos à empresa Laboratório Born em Taquari e Triunfo e foi professor até se lançar ao desafio de atuar no transporte coletivo de Porto Alegre. Régis Born foi co-fundador e presidente, reeleito por nove vezes, do Consórcio STS (atual Viva Sul), que atende cerca de 30% da população da Capital gaúcha. Atualmente, responde como diretor e conselheiro. Em 2010, foi agraciado com o título de COMENDADOR (Comenda Porto do Sol) pela Câmara Municipal de Porto Alegre - a mais alta honraria concedida pelo Legislativo da Capital.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu