CULTURA |
“Uma Noite Alemã” - Musicistas e dançarinos de Westfália encantam público, fortalecendo laços com a Alemanha |
O evento reuniu cerca de 500 pessoas no Ginásio do Flamengo, celebrando a integração cultural entre Brasil e Alemanha, um verdadeiro espetáculo de música e tradição |
Música que une, dança que aproxima e histórias que emocionam. Assim foi a sexta-feira, 22 de agosto, quando a Orquestra Municipal de Westfália realizou seu tradicional jantar. Com o tema “Uma Noite Alemã”, o evento reuniu cerca de 500 pessoas no Ginásio do Flamengo, celebrando a integração cultural entre Brasil e Alemanha, um verdadeiro espetáculo de música e tradição.
Com aplausos calorosos, apresentações emocionantes e momentos de integração, a programação especial mostrou que a música é capaz de unir povos, atravessar fronteiras e manter viva a tradição. Para Westfália, foi mais que um jantar, foi uma celebração da amizade, da cultura e da história compartilhada entre Brasil e Alemanha.
Programação
Na noite foi reapresentado o show Deutschland Tour, realizado pela Orquestra Municipal de Westfália e o Westfälische Tanzgruppe em agosto de 2024, quando ocorreram apresentações em nove cidades da Alemanha. Para os músicos locais, foi mais uma oportunidade de compartilhar a experiência vivida na terra dos antepassados.
Durante as melodias da orquestra westfaliana, o público também assistiu à coreografia do grupo de danças e à encenação de trio de atores que retrataram, de forma sensível, a trajetória da imigração alemã ao Brasil.
A programação ainda teve a participação especial da orquestra alemã Musikverein Polling, originária da cidade de Polling, na Baviera, Sul da Alemanha. Liderada pelo maestro Michael Müller e pelo presidente Fabian Berg, o grupo formado por 45 musicistas esteve em turnê pelo Brasil, com apresentações nos Vales do Taquari e Caí, além da Serra, nas cidades de Colinas, Barão, São Pedro da Serra, Feliz, Teutônia e Westfália.
O grupo foi acolhido em casas de famílias de Teutônia e Westfália. Durante a estadia, os alemães visitaram pontos turísticos, espaços históricos e belezas naturais, além de participarem de experiências ligadas às tradições locais.
Laços de amizade e integração
O prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker, destacou a relevância do encontro e a força dos vínculos criados. “Westfália recebeu mais que uma apresentação de alto nível, mas fortaleceu laços de amizade e hospitalidade”, disse. Inclusive, o chefe do Executivo hospedou em sua residência o prefeito de Polling, Martin Pape, que participou da programação e acompanhou de perto a calorosa acolhida da comunidade.
O maestro da Orquestra Municipal de Westfália, Lucas Eduardo Grave, trouxe um feedback dos visitantes. “Ouvimos muitos elogios, valorizaram muito a acolhida. Vieram para cá cheios de expectativas e retornam à Alemanha muito felizes. Foram sete concertos com casa cheia.”
O jantar “Uma Noite Alemã” foi promovido pela Orquestra Municipal de Westfália e pela Associação Cultural Westfaliana, com apoio da Prefeitura de Westfália.
Orquestra Municipal de Westfália
Fundada em 2003, a Orquestra Municipal de Westfália é composta atualmente por 32 integrantes de diferentes idades. Mantém ensaios semanais às sextas-feiras, sempre às 17h, no Casarão Cultural.
O grupo é aberto a novos integrantes de todas as faixas etárias. Interessados devem, preferencialmente, participar das Oficinas de Música de Westfália. Músicos que já tenham experiência com instrumentos podem entrar em contato diretamente com o maestro pelo fone/WhatsApp (51) 99973-2910.
Westfälische Tanzgruppe
Fundado em 11 de julho de 1995, o Westfälische Tanzgruppe surgiu a partir da união de interessados na realização de intercâmbio para Laggenbeck, na Alemanha. A partir daquele dia iniciaram os ensaios periódicos preparatórios para apresentações no país europeu. O primeiro intercâmbio ocorreu em 1997, com outras seis edições posteriores e visitas a diversos países do Velho Continente, como Bélgica, Holanda, Suíça e França.
Atualmente, o grupo reúne mais de 80 pessoas e realiza ensaios semanais nas comunidades de Linha Berlim e Linha Schmidt. Um dos diferenciais é a dança com sapato de pau (espécie de tamanco de madeira, típico da tradição alemã e símbolo da cultura de Westfália), praticada por todas as categorias do Westfälische Tanzgruppe.
Musikverein Polling
A orquestra alemã Musikverein Polling, criada em 1963 e formada atualmente por 45 músicos, é reconhecida por seu repertório típico das bandas do Sul da Alemanha. Já se apresentou em locais de destaque internacional, como os Jardins do Vaticano e a Basílica de São Pedro, em Roma.
A relação entre Polling e o Vale do Taquari começou em 2020, quando o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia realizou turnê pela Europa e se apresentou na cidade alemã de cerca de 2,5 mil habitantes, localizada na região de Pfaffenwinkel. Desde então, o intercâmbio cultural tem se fortalecido.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |