GERAL |
VOLUNTARIADO Liga Feminina de Estrela comemora 45 anos com casa própria |
Com parte de recursos próprios e parte de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker, até março do ano que vem atendimento será no novo espaço |
No próximo dia 3 de setembro, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela comemora 45 anos de atividades no município. Com a expectativa de já ter assistido mais de dois mil pacientes em tratamento da doença, a entidade que já funcionou junto à Comunidade Luterana de Estrela, em uma sala, no Hospital e atualmente no conhecido Prédio do IPE, na Coronel Müssnich, o aniversário da Liga tem sabor de realização. Em parceria com o município de Estrela, a Liga adquiriu uma ampla casa, na região central, para ampliar serviços e dar mais conforto aos seus assistidos.
De acordo com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, Anelise Hausmann, a alegria contagia o coração das 28 voluntárias que atualmente dedicam tempo e cuidado à causa. "A confirmação destes recursos, por parte da prefeita Carine Schwingel, captados junto ao deputado federal Lucas Redecker puderam tornar real o nosso projeto de termos uma sede própria", revela. No novo espaço, no imóvel da Rua Venâncio Aires, no Centro, 120 metros quadrados de área construída e mais um quintal para atividades ao ar livre, darão outra entrega ao atendimento de pacientes com câncer em Estrela.
Agora, conforme a presidente, o trabalho será de mobilização para arrecadar doações e promover eventos junto à comunidade, para realização da reforma e adequação da casa às necessidades da Liga. "Nossa expectativa é que até março do ano que vem estaremos entrando em nossa casa própria. Somos gratos a todos que acolheram a Liga em todo este tempo, mas precisávamos ir para um espaço próprio com capacidade de uma maior estrutura instalada", revela.
Atuante, desde sempre
Instalada em 3 de setembro de 1980, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela é uma das primeiras instituições no interior do Estado a auxiliar no tratamento de pacientes com câncer, junto às comunidades. "Os pacientes são assistidos, porque não temos médicos e nem profissionais de saúde na Liga. Ajudamos com alimentos, medicamentos, exames e no próprio acolhimento", conta a presidente, ao revelar que o pior momento do paciente – pelo menos aqueles acompanhados pela instituição – é a espera pela confirmação ou não de um diagnóstico.
Além de doações, ao longo das últimas décadas, a entidade participou ativamente da vida em sociedade. Um dos eventos tradicionais da liga era os bailes de escolha da Glamour Girl. Evento semelhante ao baile de debutantes, tinha como objetivo apresentar as meninas à sociedade ao mesmo tempo em que as envolviam na causa do voluntariado. Com o passar do tempo este evento – assim como os bailes de debutantes – foram sendo deixados para trás, no entanto, a atuação da Liga nunca parou. "Realizamos muitas parcerias e várias delas ainda hoje são as responsáveis pela maior receita da instituição. A Corrida Run More, o maior deles, que anualmente disponibiliza recursos importantes, o Café da Liga, que envolve uma dezena de voluntárias, além das nossas, e o Sarau de Damas, realizado em parceria com o Lions Clube Estrela, resistem ao tempo e nos ajudam a custear as despesas necessárias", revela Anelise.
Apoio irrestrito do município
A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, que também é voluntária da Liga, destaca que a conquista da nova sala simboliza a realização de um sonho de longa data, viabilizado pela articulação entre o município e o deputado Lucas Redecker. Ela lembrou que, ao longo de seus 45 anos, a entidade nunca havia recebido recursos diretos da prefeitura, mas sempre desempenhou um papel essencial no cuidado às pessoas. "Intermediamos junto ao deputado a busca desse recurso e ele foi sensível ao pedido, como já tem feito em outros municípios. Assim conseguimos viabilizar a compra da sala."
A chefe do Executivo estrelense segue, ressaltando que a Liga Feminina de Combate ao Câncer cumpre uma função fundamental, muitas vezes onde a prefeitura não consegue chegar. "Nada mais justo que o município participasse desse processo, reconhecendo o trabalho de encaminhamento, a realização de exames, o suporte nutricional e alimentar, além do apoio emocional oferecido às famílias", explica.
Carine também reforça que a parceria com entidades é um princípio do governo. "Nosso compromisso é apoiar aqueles que fazem a sua parte. Quando a comunidade se mobiliza, o poder público tem o dever de estar junto, fortalecendo e ampliando resultados", afirma.
Nova casa, mais serviços
Outro grande desejo da Liga Feminina de Estrela é prestar um serviço de atendimento psicológico junto à entidade. O abalo emocional por conta de todo estigma que ainda ronda o câncer a rotina desafiadora de quem faz rádio ou quimioterapia necessitam de cuidados emocionais. "Muitas pessoas até nem querem ajuda financeira, ou com medicamentos. Precisam ser ouvidas, em um trabalho de escuta acolhedora, com a nova casa teremos espaço para isto, queremos poder oferecer atendimento psicológico junto às nossas instalações", antecipa a presidente da Liga, Anelise Hausmann.
Atualmente a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela presta atenção a 110 pacientes em tratamento. Além de disponibilizar medicamentos e acesso a exames, para os pacientes mais carentes, a Liga também distribui alimentos. Um recente projeto, realizado em parceria com o Sicredi, irá disponibilizar 84 cestas básicas para famílias dos assistidos. "O tratamento do câncer é longo, doloroso e custa caro. Muitas vezes, uma pequena ajuda com doação de alimentos dá até mesmo um novo ânimo ao assistido", justifica.
Outubro Rosa
Com a programação em estruturação ainda, os 45 anos da Liga de Estrela seguirão pelo mês de outubro, com a tradicional programação do Outubro Rosa, liderada pela entidade. "Já temos algumas programações confirmadas, com captação de recursos para a adequação da nova casa", ressalta Anelise Hausmann.
No dia 4 de outubro – um sábado – está agendado um Galeto Solidário, organizado pela Categoria Casais, dos Grupos de Danças Folclóricas de Estrela. A comercialização do galeto ocorrerá junto ao Centro Comunitário do Cristo Rei. Já no dia 7 de outubro, uma terça-feira, ocorre mais uma edição do evento "Talks And Drinks", organizado pelo Grupo Independente de Comunicação. O evento será realizado às 19 horas, no Estrela Palace Hotel.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |