GERAL
Consultoria estratégica da Cacis Estrela avança com a revisão estatutária
   
Encontros mensais com equipe de trabalho e diretoria da associação projetam ações estratégicas para o período até 2030, incluindo a reformulação do estatuto social da entidade

Por Rodrigo Angeli
03/10/2025 15h23

No trabalho de dez meses iniciado em março por empresa especializada, a consultoria técnica da Câmara de Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) segue seu cronograma de alinhamento com a equipe de trabalho e a diretoria para a reestruturação da associação em seus mais diferentes processos. As etapas, realizadas dentro do “Plano Estratégico 2025-2030”, são conduzidas pela empresa Evoluir – Pessoas e Negócios (www.souevoluir.com.br) e deu, nos últimos dias, atenção especial à revisão estatutária.

Os encontros com a equipe de trabalho e diretoria são mensais e buscam reestruturação organizacional, incluindo a administrativa, e do propósito da Cacis como entidade representativa e promotora do desenvolvimento socioeconômico de Estrela e região como também de seus quase 400 associados. Neste sentido, além da continuidade da elaboração das estratégias, metas, planos e ações, ao longo dos últimos dias foi dado foco especial à revisão estatutária, essa nos mais diversos elementos e critérios organizacionais.

De acordo com o consultor da Evoluir, Eduardo Bockel, dentro do processo de revisão dos processos de atuação da Cacis e o que se espera e planeja para o futuro da mesma, ao menos até 2030, a revisão estatutária social se faz necessária diante das muitas mudanças e evoluções ocorridas no cotidiano das associações e costumes da sociedade e dos ambientes de trabalho, que implicam atuação e tomada de decisões cada vez mais ágeis, diferenciadas e certeiras. “A revisão estatutária levou em consideração a demanda exigente para com algumas situações e teve como objetivo incorporar boas práticas de governança corporativa, principalmente buscando o futuro da entidade mediante uma gestão cada vez mais sustentável, menos impactada por consequências econômicas e políticas nas suas mais diversas esferas, já que essa são cada vez mais cíclicas e constantes”, pontua.   

Resultados

Para o consultor, muitas etapas já foram superadas e o trabalho têm sido muito positivo. “Hoje, graças a participação ativa da diretoria e equipe, avançamos em mais uma importante etapa, concluindo a revisão do estatuto social. Agora é necessário passar para avaliação e aprovação destas mudanças para os associados, através de assembleia, e então buscar implementá-las, o que acredito que será muito positivo para a entidade, e como consequência, para com suas ações e representantes”, explica Bockel. Para o presidente da Cacis, Claus Wallauer, são questões internas que necessitam de revisão constantes até mesmo pelo ritmo dos novos tempos. “Estamos atualizando algumas questões técnicas, outras operacionais, até mesmo de regimento interno, como é o caso do estatuto social. Trata-se de uma necessária revisão de tudo o que envolve a Cacis, assim como uma projeção de novos planos, ações, estratégias, que buscarão em conjunto uma maior assertividade, legalidade e transparência em nossas decisões, o que acarretará também em maior sustentabilidade da associação”, pontua.     

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu