GERAL
Para navegar nas ondas do mercado é necessário visão, adaptação, ação e gestão, afirma Gustavo Bozetti na Cacis Estrela
   
Mais de 140 pessoas acompanharam a sétima edição no ano, que contou com palestra do empresário e diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS, Gustavo Bozetti

Por Rodrigo Angeli
17/10/2025 17h18

A Società Italiana Fiori dei Piani recebeu mais uma vez grande público nesta sexta-feira (17). Eram pessoas de diversos segmentos profissionais e interesses que foram prestigiar mais uma edição da Reunião-Almoço (RA) da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis). A sétima no ano contou, desta vez, com palestra do empresário e escritor Gustavo Bozetti. Representante da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind no Rio Grande do Sul, especialista em Liderança Comportamental, Inteligência Interpessoal, Bozetti trabalhou o tema "Prosperar – o sucesso é silencioso; o fracasso é barulhento", baseado em seu livro. O convidado veio por indicação e convite da Unimed VTRP, um dos patrocinadores master das RAs.

Autor da obra "Prosperar – Como resistir ao teste do tempo", Bozetti levou, de maneira dinâmica e interativa, os presentes a fazerem uma provocativa reflexão através dos anos, histórica do mundo e pessoal. "Os tempos mudaram, mas os barcos muitas vezes são os mesmos", iniciou ele, em uma narrativa que trouxe como eixo principal um "barco à vela", desenhados pelos presentes ao evento em desafio coletivo. Bozetti mostrou como, mesmo com o decorrer dos anos, os barcos desenhados por todos hoje são muito parecidos com os dá infância, e um desenho similar ao do outro. "Se os barcos seguem os mesmos ao longo dos anos, os tempos mudaram. Os costumes e valores também não são os mesmos. É preciso saber manejar com a vela para se adaptar às rotas dos ventos, às ondas dos novos tempos, e saber lidar com a bússola para se ter uma direção, e assim não se perder, ou mesmo afundar, e assim seguir no controle e percorrer longas distâncias", exemplificou, ao usar metáforas. "Se a nossa empresa, carreira, consegue navegar por um longo tempo é porque se está fazendo uma boa gestão do barco em meio à economia, que de forma cíclica passa por muitas tempestades, ventanias e fortes marés. E estamos em meio a uma onda dessas", revelou, ao afirmar que atualmente passamos por um crítico momento da chamada "quarta Revolução Industrial" com uma ferrenha disputa pela hegemonia econômica mundial.

Atenção e adaptação ao mercado

Bozetti, ao destacar este cíclico mercado, alertou para a necessidade de se compreendê-lo. "Quem negligência o mercado tende a ficar pelo caminho, no mar, mesmo tendo os melhores profissionais, marujos. Por exemplo, hoje o lojista não concorre com o lojista do outro lado da rua, mas sim com a venda online. É preciso compreender isso e se adaptar, ter flexibilidade, e agir para seguir navegando", afirmou, ao citar outras questões como a constante automação industrial. "A inteligência artificial veio para ficar, mas não será a prioritária na busca pelo sucesso. A inteligência emocional também é importante, mas da mesma forma não é a preponderante. Já a inteligência comportamental, essa sim é fundamental, contempla as demais e envolve pessoas", frisou, ao destacar a necessidade de se ter controle diante das dificuldades.
Quatro eixos

"Pessoas fortes, identificadas com o seu trabalho, sua empresa, constroem da mesma maneira carreiras e negócios fortes. Conseguem lidar com as intempéries do tempo e do mar que passamos ao longo dos anos. Se uma pessoa fala mal da sua empresa, isso logo se espalha", pontuou. "E neste caminho você não precisa alertar a todo momento que tem o melhor barco, o melhor comandante. Você também não grita a todo momento que é honesto, pois se você faz isso, ao menor sinal de desonestidade o estrondo vai ser muito maior e as consequências muito piores, pois o barulho combina com fracasso", alertou. "Você precisa é se adaptar aos tempos para, de forma constante, onde o mais importante não é a velocidade, mas sim a direção, seguir navegando", finalizou, ao completar os quatro eixos desta navegação silenciosa, mas de sucesso: Sul (Mercado); Norte (Visão); ⁠Leste (Comando); ⁠Oeste (Controle).

Pacotes

Ainda dentro da programação do evento, foram apresentados os novos sócios da Cacis. Também foi feita, por parte do presidente da Cacis, Claus Humberto Wallauer, uma breve apresentação do início do período de vendas dos pacotes da associação para as campanhas comerciais de 2025/26 que a empresa apoia e promove. Estas iniciam com a campanha "Estrela Premiada 2025", que será lançada nos próximos dias, e o calendário segue no próximo ano com outras cinco campanhas: Páscoa Fantástica; Dia das Mães; Mês dos Namorados; Meu Pai, Minha Estrela; e Mês das Crianças. Para quem participa há o direito de contar com pontos para a troca de cupons e urnas identificadas durante as campanhas que distribuem prêmios, ter a coparticipação nos eventos e materiais de divulgação. Informações pelos telefones/Whats (3712-1900 e 98465-0021. 

Apoio institucional - São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi;  Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. Os mesmos entram como parceiros em outras iniciativas da entidade, entre as quais o "Capacita Cacis"; "Cafés Empresariais" e "Happy Hour".


Sobre Gustavo Bozetti

Gustavo Bozetti é Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, com especialização em Liderança Global pela Universidade da Califórnia (UCSD), nos Estados Unidos, e Conselheiro de Administração certificado pela Fundação Dom Cabral (FDC).

É autor do livro "Prosperar – Como resistir ao teste do tempo" e atua há mais de 16 anos como Consultor MasterMind, com ampla experiência nas áreas de Gestão Estratégica, Liderança de Equipes, Desenvolvimento Comportamental e Vendas, tendo prestado consultoria e treinamentos para grandes corporações em todo o Brasil.

Especialista em Liderança Comportamental, Inteligência Interpessoal e Eneagrama Vitruviano, é também trainer, palestrante e empresário, com sólida formação como Instrutor Comportamental pelo Instituto de Albuquerque. Sua atuação inclui treinamentos nas áreas de Comunicação, Vendas, Gerenciamento e Liderança.

Gustavo já certificou milhares de empreendedores no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Reconhecido nacionalmente, é constantemente avaliado com altos índices de satisfação (NPS) em suas palestras e programas de formação executiva.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu