GERAL
“Dia D – Descarte”, com apoio da Cacis Estrela, tem outra vez expressivos números
   
11ª ação de coleta pública, que visa dar a destinação correta a resíduos especiais, ocorreu no sábado (22), mais uma vez em formato drive-thru

Por Rodrigo Angeli
24/11/2025 16h53

A população de Estrela de forma geral teve, no sábado (22) pela manhã, mais uma oportunidade de colaborar para com o futuro do meio ambiente. Foi realizado mais um “Dia D – Descarte”, ocasião em que é possível dar a destinação correta aos resíduos especiais que não devem ser descartados no lixo comum. E os números foram mais uma vez bastante expressivos.

A 11ª edição da iniciativa – a segunda do ano –, organizada pelo município de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Sustentabilidade (Seplas) – Departamento de Meio Ambiente, contou mais uma vez com a parceria da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, que engajou ao longo dos últimos dias  associados e a comunidade em geral a participarem do evento.

Produtos foco

Aquele “televisor estragado” e eletrônicos em geral. As pilhas que não têm mais carga, a lâmpada queimada ou mesmo o óleo de cozinha usado que não presta mais para “fritar o pastel” da criançada. Produtos que não devem ir para o lixo comum foram o foco da ação que ocorreu mais uma vez em frente à Praça Menna Barreto, em modelo drive-thru, sendo que não era necessário descer ou mesmo desligar o veículo quando eram quantidades menores. A Cacis buscou uma mobilização especial entre aqueles prestadores de serviços, indústrias e o comércio em geral, em especial aqueles que têm grande movimentação dos produtos foco.

Participação e números

Ao todo foram recolhidos: 60 quilos (kg) de vidro; 500 kg de eletroeletrônicos e pilhas; 22 litros de óleo de cozinha usado; 7 kg de lâmpadas. No total, as duas ações do ano contabilizaram 310 quilos (kg) de vidro; 77 litros de óleo de cozinha; 970 quilos de eletrônicos e pilhas; 24 quilos de lâmpada.

Ivan Brandão, morador do Centro de Estrela, não perdeu a chance de se desfazer da jarra elétrica queimada e outros itens. “Eventos como o Dia ‘D’ não apenas dão a oportunidade de as pessoas darem o correto destino a materiais especiais, mas também servem de alerta, conscientização e mobilização para esta causa que é fundamental para o futuro do meio ambiente”, diz.

Para a engenheira ambiental Luana Hermes, coordenadora da Sala Verde, organizadora da ação, os resultados trazem indícios. “Sabemos que o Dia D – Descarte é uma importante oportunidade de conscientizar a comunidade sobre o descarte adequado dos resíduos especiais. Ele representa uma alternativa fundamental para quem não consegue se deslocar até os Ecopontos disponíveis ou, ainda, para quem desconhece a existência desses locais”, explica a profissional.

 “A quantidade de resíduos coletados no evento funciona como um indicador da geração de resíduos na comunidade. Porém, quanto mais consciente for a população, maior será o uso das ferramentas já disponíveis — como os próprios Ecopontos. Por isso, o sucesso do Dia D não deve ser medido apenas pelo volume coletado, mas, principalmente, pelo avanço na informação, no engajamento e na mudança de comportamento da comunidade em relação ao descarte correto”, pontua ela. 

Destino

Assim como em outras edições, os materiais recolhidos serão encaminhados às empresas especializadas e responsáveis pela destinação adequada: Reciclus, Grupo Fasa e Moraes e Maia.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu