COLUNISTA
A NUDEZ DA MODERNIDADE
   
Precisamos reaprender a olhar nos olhos. A ouvir sem interromper. A estar presentes sem precisar registrar tudo. A ensinar nossos filhos que a vida não acontece apenas dentro de uma tela

Por Jaime Folle
27/08/2026 16h21

A modernidade nos trouxe conforto, velocidade e inúmeras possibilidades. Mas também revelou uma espécie de nudez: por trás de tanta tecnologia, tantas aparências e tanta exposição, existe uma sociedade que, muitas vezes, está emocionalmente cansada, solitária e carente de relações verdadeiras.

Temos milhares de amigos nas redes sociais, mas muitas vezes não encontramos alguém para conversar de verdade. Temos celulares que nos conectam com o mundo inteiro, mas estamos cada vez mais distantes de quem está sentado ao nosso lado.

Estamos tão preocupados em mostrar uma vida perfeita que esquecemos de viver a vida real. Fotografamos os momentos, mas não os sentimos. Registramos encontros, mas nem sempre estamos presentes. Compartilhamos frases sobre amor, família e felicidade, mas, dentro de casa, muitas vezes falta tempo para ouvir, abraçar e conversar.

As telas ocupam espaços que antes pertenciam às conversas. Os algoritmos começam a influenciar nossos desejos. A pressa e a ansiedade substituem a paciência. A aparência física ganha importância enquanto os valores do ser ficam em segundo plano. Precisamos reaprender a olhar nos olhos. A ouvir sem interromper. A estar presentes sem precisar registrar tudo. A ensinar nossos filhos que a vida não acontece apenas dentro de uma tela.

A modernidade não deveria significar abandonar aquilo que nos torna humanos. Tecnologia é ferramenta. Não pode ser dona da nossa vida. Talvez esteja na hora de fazer uma pausa, desligar um pouco o mundo lá fora e perguntar a nós mesmos: o que estamos ganhando com tanta modernidade e o que estamos perdendo pelo caminho? Porque evoluir não é apenas ter mais tecnologia. Evoluir também é continuar sendo humano.

Até a próxima.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu