ENSINO
Volta às aulas: as borrachas de apagar podem ser sustentáveis?
   
A Mercur é pioneira na produção de borrachas de apagar e está em constante relação com educadores e o meio ambiente

Por Marina Albuquerque
10/03/2023 17h47

Desde o início da vida escolar, a borracha de apagar é uma companheira inseparável dos estudantes. Ela acompanha os processos de aprendizagem nas diferentes etapas e pode ser um ótimo suporte no entendimento sobre os erros, no estímulo do conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e de seus biomas, ou mesmo no entendimento da origem dos materiais que compõem as diferentes borrachas.

As borrachas de apagar da Mercur são parte do imaginário escolar e trazem lembranças para muitas pessoas. Com uma caminhada de 98 anos, a indústria gaúcha das áreas da educação e saúde, na sua evolução de negócio e gestão, passou a entender que a aprendizagem se dá para além dos muros das salas de aula. Acredita em uma educação para a vida que respeita todos os seres vivos. É por meio do diálogo e trocas constantes com professores e profissionais de educação que desenvolve produtos e soluções que colaboram para a cocriação de um mundo melhor para todo mundo. E como acontece isso na prática?

Uma das formas que a empresa encontrou de juntar cocriação, aprender para a vida e reduzir seu impacto ambiental é na utilização de matérias primas renováveis nas suas borrachas de apagar.

As Borrachas Naturais são produzidas da fécula da mandioca e hoje representam 75% de material renovável, pois substitui uma carga mineral, não renovável. Também são produzidas com o látex que chega na fábrica proveniente do Projeto Borracha Nativa. Desde 2010, a Mercur vem reconstruindo o ciclo da borracha em comunidades extrativistas do Pará, auxiliando na manutenção da floresta, aprendendo e dialogando com a população ao incentivar o desenvolvimento local de modo sustentável e solidário.

Manter a floresta em pé possibilita também a neutralização das emissões de gases de efeito estufa, porque é evitado o desmatamento. Outra forma de neutralizar os efeitos do CO² é a compensação e redução dos gases. Desde 2015, a empresa é considerada carbono neutro. Assim, 100% das transportadoras parceiras que garantem a distribuição dos produtos e matérias primas em todo o país compensam suas emissões. Também, a borracha natural com a fécula de mandioca possibilita a fabricação de um produto mais leve e necessita menos combustível para o transporte, diminuindo ainda mais as emissões de CO².

No dia a dia da empresa, é entendendo todo os processos de aprendizagem para a vida e a responsabilidade socioambiental e como cada uma dessas áreas impactam a vida de cada um, que a Mercur busca regenerar o planeta. Para saber mais da empresa acesse: mercur. com.br

 

Sobre a Mercur

A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br   

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu