CURIOSIDADES
24 de maio - Dia Nacional do Café: descubra mais sobre essa data!
   
A bebida é a segunda mais consumida no País, atrás somente da água

Por Coffeemais
23/05/2023 15h45

Muito mais que uma bebida saborosa que nos acompanha em diferentes ocasiões, o café faz parte da história do Brasil. Por isso, em 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café.

A data acontece assim que as temperaturas começam a abaixar e se torna convidativa até mesmo para quem não é acostumado a experimentar as deliciosas variações. Seja com leite, seja com chocolate, elas vêm para adocicar o paladar.

Dessa forma, não há como negar: o café merece um dia especial no calendário do brasileiro. 

Conheça a origem do Dia Nacional do Café

Para quem ama um bom cafezinho, todo dia é dia de café. No entanto, no calendário, o grão ganha uma data especial. Ela foi uma sugestão da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), como uma forma de aproximar o consumidor do mercado e estimular as vendas na época de colheita.

É no final do outono que os cafeeiros começam a amadurecer e permitem que os frutos sejam apanhados para dar sequência ao processamento. Assim, o dia 24 de maio chega em sincronia com a colheita do café nas principais regiões produtoras do país.

A sugestão da ABIC foi aprovada em 2005. Desde então, o Dia Nacional do Café é celebrado todo mês de maio, resgatando a origem e o significado da bebida para os brasileiros.

Por que comemoramos o Dia Nacional do Café?

O café faz parte do nosso dia a dia: para despertar, dar energia durante o trabalho, aquecer os dias mais frios e refrescar os mais quentes. Não importa a ocasião, duas coisas se mantêm iguais: o sabor e a tradição.

Registros apontam o cultivo e a exportação dos grãos desde meados de 1700, como um investimento da Coroa Portuguesa. A partir de então, o café se tornou um produto valioso para a economia do Brasil e, hoje, representa o nosso país ao redor do mundo. Afinal, não há nada como o cafezinho brasileiro, não é mesmo?

Isso se deve às leis rigorosas da cafeicultura nacional, uma das mais exigentes do mundo. Para garantir o respeito à biodiversidade e às pessoas envolvidas na produção, as leis ajudam a preservar o processo de fabricação do café e, consequentemente, priorizar a qualidade dos grãos.

Logo, a data relembra a importância do café para o Brasil. Para além do sabor, a bebida é tradição, história e afeto, que passa por gerações e une famílias ao redor da mesa todos os dias. Assim, a paixão nacional se junta ao mercado e à economia, fazendo que o Dia Nacional do Café seja motivo de orgulho!

O melhor café é o brasileiro

Motivos para comemorar não faltam. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e detém cerca de ⅓ da produção mundial, com 300 mil fazendas de café e uma área de 2,3 milhões de hectares voltados para os cafezais.

Além disso, o Sudeste ganha destaque no cultivo do grão. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ocupam os primeiros lugares no ranking nacional, seguidos pela Bahia.

O grande volume de produção não é o único motivo para se orgulhar. O café brasileiro também é considerado o melhor do mundo, segundo o Cup of Excellence, concurso internacional que classifica a qualidade dos grãos.

A competição elegeu um café cultivado na região da Mantiqueira de Minas como o melhor do mundo, recebendo uma das maiores notas já obtidas em toda a disputa. Porém, quem conhece o café mineiro não se surpreende: é bom demais da conta!

Brasil e o café

O café favorito no Brasil é o expresso, mas outras versões também ganham espaço no coração do brasileiro. O pingado e a versão com leite, muito presentes nas padarias, ocupam o segundo e terceiro lugar entre os preferidos.

consumo de café no Brasil é maior nas residências e representa cerca de 64% do mercado. Contudo, isso não significa que os estabelecimentos ficam de fora. Com um aumento de 34% no consumo fora de casa, cafeterias e padarias ganham destaque quando o assunto é tomar aquele clássico cafezinho entre um compromisso e outro.

Seja para levar para viagem, seja para tomar na hora, a experiência é sempre surpreendente e pode melhorar seu dia. Isso porque o café é popularmente conhecido por aguçar a memória e aumentar a concentração, sendo uma opção perfeita para melhorar a produtividade no trabalho, por exemplo. Portanto, uma pausa para o café sempre cai bem!

Celebre o Dia Nacional do Café!

Você pode passar a data junto de uma boa xícara de café ou em atividades imersivas, que lhe deixam por dentro do universo do grão, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Para quem prefere celebrar o sabor, basta escolher qual é o seu tipo de café favorito e se deliciar.

fonte Coffeemais

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu