GERAL
Em RA da Acil, palestrante fala sobre o processo de sucessão em empresas familiares
   
Rafael Homem de Carvalho foi o palestrante da reunião-almoço que a Acil e o Fórum dos Jovens Empreendedores da Acil promoveram nesta quarta-feira, 03

Por Lucas Santos
03/04/2024 17h32

"Não existe uma fórmula para ser aplicada no processo de sucessão de empresas familiares. O que existe são métodos que auxiliam as famílias empresárias nesses momentos." A afirmação foi feita pelo sócio da Solved Consultoria, Rafael Homem de Carvalho, ao abordar o processo de transição de gestão das famílias empreendedoras. Ele foi o palestrante da reunião-almoço (RA) promovida nesta quarta-feira (03) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Fórum dos Jovens Empreendedores (FJE) da Acil.

Para cerca de 100 pessoas, o palestrante apresentou cases a falou sobre as armadilhas que as empresas encontram quando vão trabalhar na sucessão dos negócios. De forma prática, Carvalho ainda compartilhou o processo que deve ser seguido por organizações de todos os portes para terem mais assertividade na hora de realizar a transição de gestão.

No início de sua fala, Carvalho contextualizou o cenário da sucessão familiar falando que as empresas familiares têm grande impacto na economia brasileira. Segundo o palestrante, elas representam 65% do PIB e são responsáveis por 75% da geração de empregos.

Profissionalização

Para o palestrante, para que essas empresas tenham longevidade, é necessário um processo de profissionalização na gestão dos negócios. "De todas as empresas familiares existentes no Brasil, apenas 12% delas conseguem realizar a sucessão da primeira para a terceira geração", informou.

De acordo com o consultor, esse número pode ser melhorado com implantação de processos de gestão profissionais, capazes de entender as particularidades da família empresária e dos negócios. "É muito comum os conflitos familiares impactarem diretamente os negócios. É essencial dividir o que é família e o que é empresa. Assim como o que é cargo e o que é herança", detalhou.

Armadilhas

Segundo o palestrante, muitas empresas familiares encontram armadilhas no processo de sucessão. Essas situações interferem no andamento do negócio. Exemplificou destacando a mistura de interesses familiares com os interesses empresariais. "Muitas vezes, acompanhamos aquela questão de os filhos do dono quererem o seu lugar dentro da empresa", adiantou.

Para Carvalho, os cargos dentro das empresas devem ser ocupados por pessoas que tenham condições de exercer a função. "Já aconteceram situações de empresas não terem bons resultados por colocarem em uma função diretiva alguém que não estava preparado para ocupar o cargo", alerta.

O consultor enfatizou o fato de ser preciso manter as empresas sempre como foco principal, sem beneficiar os sócios e herdeiros. "Essa mistura de interesses é uma das armadilhas que mais encontramos", revelou.

Soluções

No encerramento de sua exposição, Carvalho apresentou soluções que simplificam o método para a sucessão. De acordo com ele, é essencial ter um acordo de sócios e um protocolo familiar. "O acordo entre os sócios da empresa permite preparar os filhos para a gestão do patrimônio. Além disso, é essencial formalizar regras entre os familiares da empresa. Cada um terá o seu cargo e a remuneração pertinente a esse papel", explicou.

Outro ponto importante, segundo o palestrante, é tratar os assuntos societários, estratégicos e operacionais em seu devido lugar. "Isso é governança. Colocar as pessoas certas nos lugares certos. Assim, todas conseguem entregar resultados de excelência. Na governança tratamos o CNPJ como o bem maior", finalizou.

Primeira RA da nova gestão

Em sua saudação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, destacou a missão da entidade de promover eventos que objetivem a capacitação dos empresários do Vale do Taquari. "Nossa gestão quer, cada vez mais, buscar a aproximação com os associados. Esta reunião-almoço é uma oportunidade fantástica de aproximar a entidade dos empresários associados. Devemos cada vez mais valorizar esses momentos de conexão, estar próximos, discutindo temas que façam sentido para nós e para os nossos negócios", destacou.

Patrocínio

As RA's de 2024 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Construtora Diamond, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fami Capital, Fruki Bebidas, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, RS Data, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom e Uniclean.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu