ESTRELA
União e Delfinense são os protagonistas do Amador de Estrela
   
Times garantiram presença na grande decisão ao eliminarem, respectivamente, Aimoré e Atlético Estrelense. Disputa final pelo título inicia já no próximo domingo (08)

Por Rodrigo Angeli
02/09/2024 14h53

De um lado a confirmação. Do outro a superação. O Campeonato Municipal de Estrela terá na sua decisão, em lados opostos, também distintas trajetórias. União e Delfinense são os protagonistas da edição 2024 do amador. Times garantiram presença no capítulo final do campeonato ao eliminarem, respectivamente, Aimoré e Atlético Estrelense, atual campeão e vice, em jogos únicos e onde errar podia ser fatal. Agora, tudo ocorrerá em 180 minutos, com os primeiros 90 já a partir do próximo domingo (08), no Distrito da Delfina, às 15h.

 

O Amador, que tem na organização a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel), coloca “em jogo” este ano o Troféu Rafael Origuella. Com o apoio da Imobiliária Nova Era, envolveu oito clubes e previa em sua primeira fase a disputa de sete rodadas. Até então foram 34 partidas e 96 gols marcados, com média de 2,8 por duelo. Todos avançaram ao “mata-mata” das quartas de final, mas a posição final definiu os confrontos eliminatórios e a vantagem do empate nos 90 minutos aos quatro times de melhor campanha. Agora, nas semifinais, com jogos no Bairro Boa União (sede da equipe com melhor disciplina) não havia mais a vantagem do empate. Em caso de igualdade nos 90 minutos, os pênaltis indicariam quem avançaria à decisão. Mas não foi preciso.    

        

Os confrontos

 

 

A ensolarada tarde fez a torcida levar cadeiras, pipoca e chimarrão para conferir os jogos.

 

Atlético Estrelense e Delfinense foram os primeiros a irem a campo na sede do Boa União. Com apenas uma derrota em toda sua campanha, a equipe do Bairro das Indústrias fechou a primeira fase na vice-liderança. Por sua vez, a Delfinense, de campanha mediana, acabou em sexto na classificatória, com 7 pontos, fruto de apenas uma vitória, mas quatro empates. Embalado ao nas quartas de final reverter a desvantagem e derrubar o favorito São Luís, o Delfinense iniciou a partida mais ligado e em cima, ameaçando em bolas aéreas. O Atlético demorou mais ao se encontrar, e quando ameaçou foi em cobrança de falta perigosa perto do ângulo.

 

O 0 a 0 do truncado primeiro tempo, com mais reclamações do que boas jogadas, reservou o melhor para os minutos finais da segunda etapa. Antes, aos 15, o Delfinense quase marcou em chute fraco, rasteiro, mas que raspou o poste. O Atlético respondeu com jogadas dentro da grande pequena área, mas foi o Delfinense que voltou a ameaçar e só não marcou duas vezes no mesmo lance graças a grandes defesas do arqueiro adversário. Ele só não segurou o chute forte de Samis Lohmann no ângulo após jogada individual (1x0) e a conclusão de Antônio (2x0), aos 42 e 44 minutos. O Atlético ainda esboçou uma reação, descontou de pênalti com Josias aos 47 (2x1), mas sem tempo para mais ficou nisso, para a festa do elenco e torcida da Delfina.               

 

Depois, foram a campo União e Aimoré: líder da primeira fase contra o atual campeão. Ainda invicto, com campanha quase perfeita e ainda atuando em casa, o União entrou em campo como favorito. Os visitantes, com o positivo retrospecto das últimas temporadas, de jogadores experientes e embalados pela reversão alcançadas nas quartas de final, estavam dispostos a chegar à decisão mais uma vez. Ao contrário da primeira partida, de muita transpiração, a torcida viu um jogo bem mais estudado, com bola no chão e nas redes desde o início.

 

Logo aos 11 minutos, em chute por cobertura de fora da área, Paulinho Araújo colocou o Aimoré em vantagem. O time da casa não se abateu após sofrer apenas o terceiro gol em todo o certame. Aos 18, no lugar e hora certa, William Amorim, o “Lilo”, aproveitou bola mal afastada da zaga, a dominou e chutou por baixo do goleiro Reiter do Aimoré: 1 a 1. Os gols cedo foram um aviso, os times tomaram mais cuidados defensivos e os “quero-queros”, habitantes do gramado, foram responsáveis por alguns dos melhores “dribles” no restante do primeiro tempo. 

 

 Na segunda etapa, o Aimoré, em cabeçada aos 9 minutos, quase voltou a ficar em vantagem. Mas foi em outra conclusão de cabeça, essa mais eficiente e do outro lado, que aos 14 minutos Maicon deixou o União à frente do marcador: 2 a 1. Em busca do empate, o Aimoré cresceu, ainda mais quando os donos da casa tiveram Lilo expulso. Ainda assim, foi o União que quase marcou de novo com Marquinhos, um dos destaques do jogo. A situação ao Aimoré complicou quando os times voltaram a ficar em 10 contra 10 em campo; e quando em seguida, aos 33, em outra jogada de Marquinhos, este passou por dois marcadores e cruzou para Maicon completar para as redes pela segunda vez, terceira do União, selando a vitória e a vaga: 3 a 1.

 

______________________________________________

 

Jogos semifinais  – 01/09 

 

Na Boa União

•      – Atlético Estrelense 1x2 Delfinense

•      – União 3x1 Aimoré

 

Finais

 

Na Delfina – 08/09

•  15h  – Delfinense x União

 

No Boa União – 15/09

•  15h  – União x Delfinense

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu