ESTRELA
Feirão de Empregos reúne empresas com vagas a oferecer em Estrela e interessados de toda a região
   
Nova edição do “Feirão” ocorreu na Praça Menna Barreto, foi exclusiva para empresas sediadas em Estrela, mas atraiu pessoas de outros municípios interessados nas vagas

Por Rodrigo Angeli
03/09/2024 15h42

O tempo colaborou, a Praça Menna Barreto pode sediar a nova edição do Feirão de Empregos de Estrela, e o público, ciente e não da ação realizada sábado (31), conferiu algumas das oportunidades oferecidas pelo evento. Organizado pela prefeitura de Estrela, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), o Feirão recebeu 17 empresas de Estrela com vagas de empregos para os mais diversos setores, áreas e níveis de exigência, escolaridade e horários. Interessados conferiram as oportunidades, preencheram cadastrados nos próprios nichos das empresas, também distribuíram currículos e preencheram ainda fichas de interesse no próprio Departamento do Trabalho da Sedis, que hoje oferece mais de 250 vagas. Teve quem saiu contratado na hora e algumas vagas foram encaminhadas e depois preenchidas num pós-contato ocorrido nesta segunda-feira (02), conforme balanço realizado junto aos participantes. Outra ação semelhante deve ocorrer nos próximos 60 dias.   

Muitas pessoas foram ao local atraídas justamente pelo movimento diferente e pelas barracas, muitas das quais avisavam através de faixas e cartazes: “Temos vagas”; “Venham trabalhar com a gente”... Outros foram ao local já sim focados e interessados nas oportunidades oferecidas. Foi o caso de Maria Eduarda Went, de 19 anos. Acompanhada do namorado Ueslei Ostrae, estava preparada, e até currículo pessoal impresso trouxe consigo. Passou pelos nichos das empresas, conferiu oportunidades oferecidas, distribuiu seu material e conversou com profissionais. “Ações assim são importantes. Aproximam as empresas que precisam mais de mão de obra de quem tem interesse em trabalhar, como é o meu caso”, afirmou ela, que busca o primeiro emprego de carteira assinada. “Já fiz estágio e outras funções. Agora busco algo que eu possa ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada, apesar de as oportunidades para os mais jovens e sem muita experiência ainda serem um pouco mais complicadas”, explica. 

De outros locais 

E o Feirão, apesar de exclusivo para empresas de Estrela, por outro lado não atraiu pessoas apenas do município mãe. Maria Valentina Dullius (18) veio de Cruzeiro do Sul conferir as oportunidades. Outras pessoas de demais municípios vizinhos fizeram o mesmo. “Está difícil na minha cidade. Aqui vi que tinha ofertas e vim procurar algo, fazer uns cadastros”, disse ela, também com algumas cópias de seu currículo pessoal em mãos. “É importante começar cedo. E há vagas. Agora preciso encontrar uma que dê certo”, disse ela, que também foi uma das mais de 30 pessoas que preencheram cadastro para listas de espera em outras empresas no Departamento de Trabalho da Sedis, visando futuras chamadas. 

Há vagas 

Josilene Homercher, gerente de Recursos Humanos (RH) da Compasul, estava presente com uma equipe. A empresa foi uma das que contou um nicho onde era possível, em uma breve consulta, conferir 12 vagas para seis diferentes postos na empresa. Ela faz uma avaliação do atual contexto. “Oportunidades existem. Basta vermos hoje aqui na nossa empresa e outras presentes ao Feirão. É mais difícil sim encontrar pessoas que queiram preencher essas vagas”, explica. “Muitas têm receio de, com o emprego, perder benefícios, como o Seguro Desemprego ou Bolsa Família. Há até quem nos procure pedindo o emprego, mas não querem assinar a carteira de trabalho com este medo”, explica ela. Sua posição não difere de Martina Tenn Pass, analista de RH da Nutritec. “Vagas e oportunidades existem, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a trabalharem em certos horários ou em funções que exijam, de vez em quando por exemplo, um plantão. Não é incomum quererem logo achar uma vaga que alie bom salários, com horários e cargos ditos bons, mas sem ter histórico ou experiência para tal, o que precisa ser conquistado aos poucos ao meu ver”, avalia.                 

Números positivos 

Segundo dados do Ministério do Trabalho, no mês de julho o município já apresentou saldo positivo de empregos de 42 vagas, (totalizando mais 1.325 empregos criados nos últimos três anos), em um reflexo da retomada econômica e das ações que, passados os efeitos da enchente, buscaram auxiliar as empresas atingidas e atrair a instalação de outras no município, além de aproximar as mesmas da mão de obra. 

Para ainda interessados, a Sedis oferece o Conecta Empresas Estrela, plataforma online (aplicativo e link - https://estrela-rs-conectaempresa.curriculointerativo.com.br/ e QR Code) gratuita que concentra informações entre vagas oferecidas e trabalhadores interessados. Nas mais de 180 empresas já cadastradas, são no momento oferecidas mais de 250 vagas em diversas áreas para diferentes exigências pessoais, contratuais e de escolaridade.  

Mais informações podem ser obtidas na Ceiteq pelo telefone 3981-1105.   

Empresas participantes do Feirão

·  Atacadão – Empresa Multinacional do Varejo e Atacado

·  Brasilata

·  Cia. Minuano de Alimentos

·  Compasul

·  Distribuidora Zanella

·  GZT

·  Grupo Imec

·  Hospital de Estrela

·  M I Agrícola

·  Nutritec – Nutrição Animal

·  Plastrela Embalagens Flexíveis

·  Porto Carnes. Indústria Fazenda Vila Nova

·  Reciclara Reciclagens

·  Rodoeixo

·  Tangará - Indústria de Laticínios Rota do Sul

·  Tomasi Logística

·  Trânsito Brasil

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu