COLUNISTA
O VALOR DA ENFERMAGEM
   
A enfermagem é uma arte incondicional, esculpida no coração de cada profissional dessa área, para cuidar da vida

Por Jaime Folle
08/04/2025 17h15

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, ela requer uma devoção tão exclusiva e um preparo tão rigoroso quanto a obra-prima de um grande arquiteto ou escultor. Pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das mais belas artes!" (Florence Nightingale).

Os enfermeiros são profissionais essenciais que atuam em qualquer tipo de serviço na área da saúde. São eles que fazem o contato direto entre o doente, o médico e a instituição de saúde. São eles que atendem às demandas relacionadas à saúde, tendo que equilibrar três pontos fundamentais: o paciente, o médico e os familiares.

Um enfermeiro, estando bem ou mal consigo mesmo, não pode transparecer isso ao seu paciente. Mesmo assim, quase nunca é reconhecido por seu esforço.

O enfermeiro que trabalha incessantemente, cuidando não somente da saúde dos pacientes, mas também da angústia dos familiares, é um sacerdote do bem, estendendo sua mão, colocando seu coração na ponta das agulhas, inspirando-se no mais lindo texto de um escritor que tenha lido para, em sábias palavras, tentar reanimar os familiares de doentes que estão à beira do abismo final que é a morte. E, quando a morte acontece, quem está ao lado dos familiares? Um enfermeiro ou uma enfermeira, tentando buscar, nos últimos neurônios dos porões de seu cérebro, mais uma palavra de conforto para acalmar uma das mais terríveis dores: o sofrimento da perda.

Há momentos em que a dor física e espiritual dos enfermeiros é maior do que a dos pacientes, e, mesmo assim, nunca lhes falta um sorriso no rosto e um resplendor de paixão e amor pela vida humana. E ainda dizem: "Vale a pena sofrer e lutar por eles!"

A enfermagem é uma arte incondicional, esculpida no coração de cada profissional dessa área, para cuidar da vida. No entanto, desconheço uma profissão mais mal paga do que a do(a) enfermeiro(a). Porém, acima do dinheiro, os enfermeiros colocam o coração, e isso é o que os move a persistir em sua tão árdua profissão.

Que Deus reserve um lugar no céu para cada enfermeiro(a) que um dia partir.

Até a próxima!

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu