GERAL |
Rodas de conversa abordam autismo e inclusão nas escolas de Muçum |
Cozinheiras e motoristas da rede municipal participaram de encontros sobre seletividade alimentar e condutas em situações com crianças atípicas, promovendo acolhimento e compreensão no ambiente escolar
Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Muçum promoveu uma ação com as equipes de apoio das escolas municipais. Cozinheiras e motoristas participaram de rodas de conversa conduzidas pelo TEAcolhe de Encantado, para falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), seletividade alimentar e orientações sobre condutas em situações envolvendo crianças atípicas.
A iniciativa tem como principal objetivo qualificar o atendimento oferecido nas escolas municipais, promovendo acolhimento, empatia e compreensão nos ambientes escolares. Ao abordar temas como a seletividade alimentar, que é um dos desafios mais frequentes entre crianças com TEA, a formação busca um olhar mais sensível e informado da equipe que recebe cotidianamente as crianças.
A secretária de Educação, Jucéli Baldasso, ressaltou o compromisso da rede municipal com a inclusão e o cuidado com todos os alunos: “Sabemos que cada vez mais a realidade da inclusão se faz necessária dentro das escolas e em todos os ambientes escolares. São alunos que merecem todo nosso carinho e atenção. Promover momentos de aprendizado e trocas, com profissionais capacitados para tratar desse tema, é importante para que estejamos preparados e possamos atender da melhor forma os alunos atípicos ou que possuem necessidades especiais. Escola é lugar de respeito e igualdade”, destacou a secretária.
O primeiro estudo de frequência de Autismo realizado no Rio Grande do Sul, em 2024, mostrou que há 1 caso de Autismo a cada 30 crianças. É fundamental que a rede escolar esteja capacitada para lidar com essas situações, fortalecendo o vínculo entre a escola, os alunos e suas famílias.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |