SEGURANÇA
Lajeado entra para o programa RS Seguro a partir de agosto
   
Município passa a integrar programa que centraliza ações para redução de criminalidade

Por Caroline Garske
29/06/2020 15h02

Lajeado/RS - A partir de agosto, Lajeado passa a integrar o programa RS Seguro, que conta, até então, com 18 municípios. A cidade é uma das cinco que entrarão para o projeto do Governo do Estado. O objetivo é de centralizar as ações nas cidades que apresentam índices preocupantes de criminalidade, para tentar reduzir tais números.
O programa foca em quatro indicadores: crimes violentos letais intencionais; roubo de veículos; roubo a pedestre; e mais um indicador local, que varia de acordo com a necessidade da cidade. Os municípios prioritários foram escolhidos a partir de um estudo técnico da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen).
A notícia pegou de surpresa o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli. No entanto, ele vê a novidade de forma positiva. "Com relação aos nossos índices estou tranquilo. Estamos indo bem." Locatelli salienta que, com o programa Pacto Lajeado pela Paz, que o município desenvolve há um ano, os índices de alguns crimes apresentaram redução, como de queda de 64% de feridos por armas de fogo, menos 26% em roubos a pedestres e 30% de roubo e furto de veículos.
Além disso, acredita que fazer parte do RS Seguro fará com que Lajeado receba maior incentivo. "Na hora de ganhar material, efetivo, equipamentos, vamos ser favorecidos", destaca.

Acompanhamento de índices

O assessor de ações estratégicas do Comando Geral da Brigada Militar, major Roberto Donato, entende que Lajeado está entrando para o acompanhamento tendo em vista a sequência de índices criminais dos últimos anos. "Tem a questão de taxas de homicídio, de recentes fatos ocorridos, algumas sazonalidades, porque Lajeado teve alguns fatos criminosos nos últimos anos, o que não era corriqueiro em anos anteriores, então é uma série de questões que são levantadas", diz.

Passam a fazer parte a partir de agosto

- Lajeado
- Cruz Alta
- Ijuí
- Bento Gonçalves
- Farroupilha

Já faziam parte

- Alvorada
- Cachoeirinha
- Canoas
- Capão da Canoa
- Caxias do Sul
- Esteio
- Gravataí
- Guaíba
- Novo Hamburgo
- Passo Fundo
- Pelotas
- Porto Alegre
- Rio Grande
- Santa Maria
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Tramandaí
- Viamão

Com informações de O Informativo do Vale

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu