SEGURANÇA |
Estrela reduziu em 75 por cento número de crimes nas áreas com videomonitoramento |
Índices reduziram consideravelmente desde que câmeras foram instaladas. Assaltos a pedestres zeraram nas áreas cobertas pelo sistema |
O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Administração e Segurança Pública, realizou uma visita técnica à empresa DGT, responsável pelas câmeras de videomonitoramento instaladas no município. O sistema, em uso no município desde 2017, já coleciona índices na redução na criminalidade nas áreas protegidas. De acordo com a pasta, houve um decréscimo de 75% na criminalidade na zona coberta pelo monitoramento. Além disso, há três anos, foi zerado o número de assaltos a pedestres na faixa coberta por câmeras.
Conforme o coordenador da Segurança Pública, Sandro Bremm, o serviço prestado é um dos mais importantes no que se refere à segurança pública hoje em Estrela. “Quando olhamos para estes números, percebemos que o serviço é essencial. Ao todo, são 24 câmeras que ficam conectadas ao monitoramento das forças de segurança”, explica. De acordo com ele, nas áreas cobertas pelo monitoramento, desde 2019 não foram registrados assaltos a pedestres nestes espaços.
A visita técnica à empresa que presta o serviço de videomonitoramento, espelhado na Brigada Militar, foi realizada para alinhamento da pasta e verificação de novas tecnologias. “Foi apresentado um sistema de LED, que sinaliza por meio de cores, se a área é segura ou não. Por exemplo, se a luz piscante é azul, a área está segura, caso seja amarelo ou vermelho, o sinal serve como alerta ao cidadão que está no local”, confirma Bremm.
O coordenador da Segurança Pública revela que o sistema de LED será testado em alguns pontos do município de Estrela. Além de Bremm, participaram da visita técnica o coordenador da Administração, Marcelo de Abreu Fernandes, e o técnico da secretaria, Adilson Heleno da Silva.