ESTRELA
Aprovada lei que permite contratação de meteorologista para Estrela
   
Profissionalização do setor se tornou mais necessária e urgente visto os últimos acontecimentos climáticos

Por Rodrigo Angeli
20/06/2024 17h22

Enchentes ao longo dos últimos anos. Também fortes tempestades, como a registrada em janeiro de 2024. Ainda, períodos de estiagem e seca, como os registrados em 2021 e 2022. Atenta aos diversos, recentes, mais fortes e constantes eventos climáticos, o Governo de Estrela acelerou os trâmites para a contratação de meteorologista a fim de integrar a equipe da Sala de Situação e ao mesmo tempo prestar serviços para a Defesa Civil, como também às áreas do meio ambiente e agricultura. Em caráter de urgência, o Projeto de Lei 060-04/2024 foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. O concurso para a contratação do profissional deve ter suas regras e datas homologadas nos próximos dias.    

 

O profissional, que como exigência deverá ter formação superior completa em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas, com registro no conselho competente, será responsável por análises e estudos que visem a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em situações de defesa civil. As atividades incluem atender ocorrências catalogadas pela Codificação Brasileira de Desastres, colaborar com outros órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e executar ações operacionais conforme diretrizes das áreas competentes envolvidas.

 

Necessidades reais e comprovadas

 

A indicação do pré-projeto veio em resposta ao Decreto de Calamidade Pública nº 95/2024 e em especial às recentes enchentes devastadoras, que evidenciaram a necessidade de profissionais especializados na análise, previsão e interpretação de fenômenos climáticos e meteorológicos.

 

A exigência de formação na área permitirá à Defesa Civil de Estrela contar com servidor concursado capacitado para elaborar planos de contingência eficazes, emitir alertas precoces e implementar medidas preventivas que possam mitigar os impactos dos desastres naturais, tanto humanos como em bens materiais e públicos. A inclusão do meteorologista no quadro de Agentes da Defesa Civil também contribuirá para o desenvolvimento de uma estrutura mais robusta e resiliente. Em conjunto com os demais profissionais do setor, poderão garantir, em caso de eventos climáticos mais extremos, uma resposta mais rápida e exata, promovendo uma abordagem interdisciplinar e integrada na gestão de desastres ou ainda na prevenção aos mesmos. 

 

Condições de Trabalho:

 

Horário: 35 horas semanais.

Saúde: Condições de saúde específicas são exigidas.

 

Outros: serviços podem ser requeridos à noite, aos sábados, domingos e feriados, com possível necessidade de uso de uniforme ou roupas especiais e cumprimento de normas de higiene, incluindo cursos fora do horário normal de expediente.

 

Requisitos

Idade mínima: 18 anos.

Educação: Nível superior completo em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas, com registro no conselho competente.

Habilitação: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou superior.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu