ESTRELA
Seguem as frentes de vacinação em Estrela
   
Ações especiais foram realizadas nos últimos dias direto com colaboradores das empresas e agendamentos ainda podem ser feitos. Novo Dia E de vacinação está marcado para dia 13

Por Rodrigo Angeli
04/07/2024 14h45

O Governo de Estrela segue atuando forte em ações paralelas com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do município contra a Gripe Influenza, e ao mesmo tempo buscar atualizar as carteiras de vacina contra outras doenças, como Covid, HPV e as de rotina, em especial para as crianças. Nos últimos dias, a Secretaria da Saúde realizou força-tarefa para vacinação contra a Gripe em algumas empresas do município, buscando a imunização em massa dos colaboradores. 

 

Desde a liberação por parte do Governo Federal para a vacinação contra a Gripe Influenza para todos os cidadãos, não apenas os pertencentes aos Grupos Prioritários, a Saúde de Estrela tem oportunizado diversos momentos extras aos horários comuns dos postos de saúde para buscar a imunização. Ações já foram realizadas na Feira do Produtor, Administração Municipal, também direto nos abrigos, além de data especial para empresários e comerciantes, proporcionado uma série de ações nas quais busca oportunizar à população (maiores de 06 meses) o acesso mais fácil à vacina. Nos últimos dias foram realizadas ações presenciais nas empresas e indústrias que realizaram o agendamento. Mais de cem doses foram aplicadas. Agendamento para visitas das equipes podem ser feitos junto com o setor responsável pelo e-mail saladevacinas@estrela.rs.gov.br

 

Die "E"

 

Também tem sido proporcionado os chamados mutirões, em dias não úteis e horários alternativos. Já está agendado para o próximo dia 13 o "Dia Estrela", ou "Dia E" de vacinação. É quando a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela, ou Posto Central como é popularmente conhecido, para buscar a vacinação para as referidas doenças, sempre das 8h às 12h.

 

Direto nos bairros e interior

 

Vale destacar que ações mensais também são rotineiramente realizadas em comunidades do interior e bairros, através da visita do ônibus da Saúde. Uma das iniciativas mais tradicionais é a vacinação que sempre ocorre no Loteamento Nova Morada. A última ocorreu no dia 24 e a próxima está agendada para dia 22.    

 

Locais e horários

 

Tradicionalmente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.

 

# Imigrantes e Indústrias: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.

 

# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.

 

Covid

 

A Saúde também alerta para a importância da imunização contra a Covid. A mesma pode ser realizada diariamente, de segunda a sexta, das 8h às 12h, no Posto da Boa União. Ação especial será realizada dia 13/07, no Posto Central, das 8h às 12h, no Posto Central.   

 

Números

 

Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Apenas dentro dos Grupos Prioritários (que são os contam para dados de cobertura vacinal), Estrela contabiliza até então 6.8 mil vacinados dentro dos grupos prioritários que corresponde a 39,69% do público-alvo, que é de mais de 14 mil pessoas, o que está abaixo da expectativa. No contingente geral o número é maior. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.

 

Sobre a Influenza

 

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu