ESTRELA
Agentes Comunitários de Saúde iniciarão visitas de rotina em cinco novos bairros de Estrela
   
Bairros Boa União, Auxiliadora, Centro, Estados e Oriental e vão receber a visita de profissional que vai realizar cadastro das pessoas, visando melhor e mais eficiente acompanhamento pelas equipes de saúde em atendimentos

Por Rodrigo Angeli
24/07/2024 14h05

Vai ser ampliado em Estrela o serviço de acompanhamento direto da população por parte de Agentes de Saúde Comunitário, que antes já era realizado nos bairros Imigrantes, Moinhos e Indústrias. Os profissionais farão agora também visitas presenciais nos bairros Boa União, Auxiliadora, dos Estados, Oriental e Centro. O propósito visa num primeiro passo um cadastramento da comunidade, a iniciar pelas famílias e pessoas mais vulneráveis, assim como idosos acima dos 80 anos, acamados, pessoas em condições especiais e outros como gestantes, beneficiários do Bolsa Família e famílias com crianças menores de 02 anos. Num segundo momento se passará ao cadastramento das demais pessoas e famílias.

 

São três novos agentes, centralizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central, Auxiliadora e Boa União, mas que ampliarão o serviço aos bairros próximos de atuação. O serviço segue sendo realizado onde já ocorria. O foco está, com o cadastramento, se obter um conhecimento do contexto pessoal e de saúde desses cidadãos, visando um acompanhamento mais direto, específico, objetivo e eficaz de cada um quando este vier a procurar as forças de saúde, em especial as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia da Saúde da Família (EFS) de seus respectivos bairros. Assim, ao realizar uma consulta, os profissionais de saúde poderão, por exemplo, previamente ter um histórico do paciente e saber se o mesmo depende de alguma medicação, sofre de alguma doença crônica, a atualização da caderneta de vacinação e outras informações básicas e também específicas que auxiliem na busca de melhores resultados quando o assunto é a saúde e bem-estar do cidadão.  E no caso de acamados ou outras pessoas em condições especiais, buscando uma organização para visitas presenciais e momentos importantes pré-estabelecidos.

 

Acesso e cuidados

 

A Secretaria de Saúde destaca que estas visitas irão começar nos próximos dias, o que só não foi ainda colocado em prática pois se viu a necessidade de a população ter um conhecimento do que será oferecido. A pasta atenta para o fato de que os profissionais estarão identificados com crachá e farão especificamente perguntas relacionadas a questões de saúde de informações básicas sobre condições de moradia e trabalho, sendo que, além da identificação geral (CPF ou RG), jamais solicitarão outros documentos como número de contas, PIX e outros, ou mesmo cópias de documentos. Em caso de suspeitas ou mais informações, as autoridades podem ser consultadas direto pelos telefones gerais das UBS: Boa União (38981-1098); Auxiliadora (3981-1119) e Central (3981-1118).

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu