COLUNISTA
A CRISE DO SABER
   
Com com raras exceções, quanto maior for seu saber e o conhecimento maior é a aflição e a angústia para encarar e conviver com a realidade na sua volta

Por Jaime Folle
23/04/2024 14h46

O nosso país, está passando por uma forte crise de saber, estamos formando jovens limitados de conhecimento, por vezes nos adiciona preocupações infinitas e faz muita gente se perder em seus labirintos mentais transbordando à tona uma pobreza cultural sem precedentes da nossa história. Pois não vai encontrar num professor bem informado muita alegria, eles estão próximos da exaustão, diante da realidade do futuro que os espera.

Com com raras exceções, quanto maior for seu saber e o conhecimento maior é a aflição e a angústia para encarar e conviver com a realidade na sua volta.

Para comprovar isso é só dar uma observada nos principais gênios da história que vai encontrar na sua grande maioria uma vida melancólica e crítica, cheia de aflição. Por que sua a realidade não bate com a realidade na sua volta. Quanto mais você entra no saber mais crítico e aflitivo vai ficar e em consequência cai no isolamento.

Quem trabalha com a miséria humana se torna excessivamente crítico. Quanto mais se conhece a realidade e se tem consciência dela, mais aumentam as preocupações com a vida, por isso os sábios se isolam e entendem que o vasto conhecimento que possuem, ainda é pequena diante da grande necessidade que o mundo requer para ajudar a resolver os infinitos problemas por falta do saber dos demais.

O dom do saber não significa ter conhecimento para a autodestruição o que precisamos é encontrar o caminho e treinar diariamente nossa mente, para conviver com suavidade o meio em que está inserido e pilotar o conhecimento para resultados que o seu saber possa fazer diferença.

Quem se aprofunda demais no saber, sem a base da realidade humana, corre sério risco de entrar em profundo mal-estar, porque o conhecimento sem o sentido de ser não vale nada e a aflição de quem se aprofunda muito na cultura, não consegue se encontrar diante das mazelas culturais que passa o nosso país.

Portanto estude, se aprofunde em conhecimento, mas não perca a visão da realidade que está em sua volta e a espiritualidade de Deus!...

Até a próxima.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu