GERAL
Delegação da ADCE Caxias visita a Cacis e reforça valores cristãos e éticos para o desenvolvimento humano, empresarial e social
   
Encontro em Estrela apresentou os princípios, ações e projetos da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) e abriu espaço para futuras parcerias com a Cacis Estrela

Por Rodrigo Angeli
23/10/2025 16h07

A Cacis recebeu nesta semana a visita de uma delegação da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), com representantes da regional de Caxias do Sul e integrantes do núcleo estadual. O encontro teve como objetivo apresentar a história, os fundamentos e as iniciativas da ADCE, entidade que atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de lideranças éticas por meio do estudo da Doutrina Social Cristã, fortalecendo também as gestões empresariais e pessoais e suas consequências para o desenvolvimento social.

Fundada em 1961, em São Paulo, a ADCE é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresários e executivos comprometidos com a construção de um ambiente empresarial orientado por princípios cristãos. A entidade atua em todo o país por meio de seções regionais e integra a União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa (UNIAPAC), entidade que congrega associações com o mesmo propósito e inspiração ao redor do mundo, em rede já presente em mais de 40 países e reunindo mais de 3 milhões de membros. A partir de São Paulo, o movimento se espalhou por todo país e hoje atua em 21 estados brasileiros, no RS com 6 unidades.

Entre estas a ADCE de Caxias do Sul, fundada em 1985, hoje com mais de 50 empresas parceiras e 2.2 mil associados. A comitiva do núcleo foi composta por Moacir Basso, Darci De David e Adroaldo Lamaisom. Também participaram a jornalista Rita Campos Daudt, da ACDE RS, que hoje mora em Estrela, e o padre Erick Viccari. Os membros apresentaram os princípios da entidade, fundamentados na solidariedade, e os principais programas e projetos atualmente conduzidos pela entidade, centrados na formação de líderes éticos, fóruns de discussão sobre o papel social da empresa e iniciativas de integração com universidades e instituições comunitárias.

"Somos uma entidade empresarial, não religiosa e nem com fins lucrativos, porém que têm suas raízes fundamentadas em princípios e valores cristãos, também presentes nos nossos mais diversos projetos e ações", explica Moacir Basso, presidente da ADCE Caxias em 2012. "Buscamos através do fomento de valores humanos, e também cristãos, entre os quais a verdade, a justiça, liberdade e o amor, promover a solidariedade e assim a saúde mental dos associados, suas famílias, locais de trabalho, e desta forma caminharmos para um mundo mais justo, fraterno e feliz", pontua.

A delegação explicou como esses conceitos se refletem na atuação da associação, que promove encontros, capacitações e projetos voltados à formação de lideranças comprometidas com a integridade e a sustentabilidade, além de campanhas solidárias. Entre os projetos desenvolvidos, por exemplo em Caxias do Sul, estão os "Encontros de Reflexão", o "Tá na Mesa com a ADCE", já na sua 22ª edição; "Mãos que ajudam a ADCE"; "Projeto Sementes"; "Projeto Pescar", entre outros.

Para Rita Daudt, o Vale do Taquari já merece um núcleo regional. "Vim para Estrela há 40 anos. Minha admiração pela cidade e sua forma de organização, de mobilização nos momentos difíceis, o espírito do associativismo e solidariedade que a Cacis representa tão bem nos conquistaram definitivamente. Daí a entendermos que o Vale do Taquari merece uma ADCE regional foi um passo e estamos em busca de interessados em conhecer e aderir ao projeto", explica.  Os dirigentes da Cacis ressaltaram a sintonia entre as duas instituições na defesa de uma atuação empresarial responsável, voltada ao desenvolvimento equilibrado das comunidades e à construção de um ambiente de negócios mais humano e colaborativo. O presidente da Cacis, Claus Wallauer, destacou a relevância do diálogo com entidades que compartilham princípios do associativismo e a visão de que o progresso econômico precisa caminhar lado a lado com o desenvolvimento social. "Acreditamos que valores como ética, solidariedade e responsabilidade são essenciais para o crescimento sustentável das empresas e da sociedade. A aproximação com a ADCE é uma oportunidade de troca e aprendizado mútuo", afirmou.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu